Recife, 25 de Abril de 2024

CFF homenageia farmacêuticos com a comenda do mérito

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  14/06/2019

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (13.06), a cerimônia de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico. A honraria destaca profissionais que prestam serviços relevantes à profissão e às suas comunidades e são exemplos da atuação farmacêutica, em todos os Estados do Brasil. Os nomes são indicados pelos conselheiros federais de Farmácia e aprovados pelo Plenário do CFF.

Uma das homenageadas foi a farmacêutica Haydée Vitor Menezes, Fiscal Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), com 25 anos de serviços prestados ao órgão, onde também atua como Supervisora de Fiscalização. Ela recebeu a honraria das mãos do Conselheiro Bráulio César de Sousa. A presidente do CRF-PE, Giselda Castro Lemos de Freitas, a Vice-Presidente, Sarah Christine Cavalcanti Ximenes e o assessor da Diretoria, Jorge Neves, também prestigiaram a outorga.

Este ano, além, de reconhecer o trabalho de profissionais, a Comenda agraciou a Escola de Farmácia de Ouro Preto (MG), que completou 180 anos. O Presidente do CFF, Walter Jorge comentou o significado da outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico pelo CFF, há 21 anos. “Este é um momento de nos confraternizarmos, sim, mas é também um momento de reflexão, para que possamos avaliar tudo o que tem sido feito. Desejo a todos os farmacêuticos, principalmente aos homenageados, muito sucesso. Vocês estão recebendo esta Comenda em reconhecimento ao que fizeram em favor da sociedade brasileira”.

O presidente do CFF também fez um balanço dos avanços da Farmácia. “Se há uma profissão que apresenta, sistematicamente, um grande movimento, é a farmacêutica. E conseguimos, depois de muita luta, ter o reconhecimento da sociedade e das autoridades públicas. Lutamos muito, todos juntos, para que essas autoridades voltassem seu olhar para a nossa profissão e que passassem a entender, claramente, toda a contribuição que nós temos a dar para a saúde pública deste País”.

Em nome dos homenageados, falou o comendador pelo Rio Grande do Sul, Roberto Canquerini, que enalteceu a liderança do presidente do CFF, Walter Jorge, “que soube brigar por espaços e orquestrar uma verdadeira revolução dentro do Congresso Nacional, Ministério da Saúde, Casa Civil e Anvisa. Um líder que presa sobretudo pelo diálogo”.

SAIBA MAIS SOBRE A HOMENAGEADA DE PERNAMBUCO

O nome de Haydée Menezes está associado a diferentes atividades farmacêuticas, largo é o espectro de sua formação e de sua determinação em atuar em diferentes frentes. Farmacêutica-bioquímica graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integra o Fórum de Saúde do Ministério Público do Trabalho. Também, exerce a função de farmacêutica fiscal, com cargo de supervisora da fiscalização do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE). A atividade fiscalizadora, em que é considerada referência, Haydée entende como o grande espaço para o fortalecimento das práticas farmacêuticas e do aprofundamento da consciência do profissional em sua relação com a população. Haydée Menezes recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico por indicação do conselheiro federal de Farmácia por Pernambuco, Bráulio César de Sousa.
..........................

Assessoria de Comunicação do CRFPE | Com informações da Assessoria de Comunicação do CFF.