Recife, 28 de Março de 2024

DIABETES FOI TEMA DO QUARTO MÓDULO DO CURSO DE CUIDADO FARMACÊUTICO EM FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  17/06/2019

Reconhecer as diferentes estratégias terapêuticas para o tratamento do Diabetes. Este foi um dos objetivos dos conteúdos do quarto módulo do curso de Cuidado Farmacêuticos em Farmácias Comunitárias, cujas aulas aconteceram ontem e hoje (14 e 15 de junho), no Centro Universitário UniFBV | Wyden, Zona Sul do Recife.

A capacitação foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e vem sendo realizado em Recife em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE).

Nesta etapa do curso, os participantes foram instruídos para o desenvolvimento de habilidades para aplicação do método clínico de cuidado farmacêutico em pacientes portadores de Diabetes, em diferentes condições fisiológicas e faixas etárias.

Entre as especificidades da doença causada por excesso de glicose no sangue, foram apontados diversos graus de complicações, que podem evoluir caso não haja o controle adequado, entre eles, as complicações microvasculares (retinopatia diabética, nefropatia diabética e neuropatia diabética) e macrovasculares (doença coronariana, AVC e ICC).

Os conteúdos foram ministrados por dois grandes nomes do corpo docente do projeto Cuidado Farmacêutico, do CFF: Wallace Bottacin, doutorando em Ciências Farmacêuticas e coordenador de tutoria do projeto, e Walleri Reis, professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba e coordenadora pedagógica do mesmo projeto.

O próximo encontro acontecerá dias 19 e 20 de julho, no mesmo local (UniFBV).

SOBRE O PROJETO
O Projeto Cuidado Farmacêutico visa capacitar os profissionais de farmácias comunitárias para a implantação de Serviços Clínicos em seus estabelecimentos. Pernambuco é um dos primeiros estados a receber o projeto, como resultado das articulações do Conselheiro Bráulio César de Sousa em conjunto com a Direção do CRF-PE. Caruaru e Petrolina serão os próximos pólos que receberão o curso, com início previsto para o próximo mês de julho.

APOIO - A Direção do CRF-PE destaca o apoio que o Centro Universitário UniFBV | Wyden vem dando para a realização da capacitação, com agradecimento especial à coordenadora do curso de Farmácia da instituição, Michelle Melgarejo.