Recife, 29 de Março de 2024

CRF-PE – 58 ANOS A SERVIÇO DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA E EM DEFESA DA SOCIEDADE

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  07/07/2019

Ao completar mais um marco em sua história, Conselho de Farmácia de Pernambuco ganha reforço na equipe de funcionários e em breve contará uma sede ampla e moderna.

................................
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco completa, nesta sexta-feira (02/07) 58 anos de fundação. Criado pela Resolução n° 02, de 05 de julho de 1961, do Conselho Federal de Farmácia, como decorrência da Lei n° 3.820, de 11 de novembro de 1960 o CRP-PE tem como missão zelar pela ética e disciplina no exercício da profissão farmacêutica, além de fiscalizar a correta aplicação dos preceitos da profissão em todas as áreas de atuação do farmacêutico.

“São 58 anos de história sempre pautada na valorização da profissão farmacêutica e na defesa da saúde da população”, destaca a atual presidente do órgão, Gisêlda Lemos. “Essa história foi construída pelos gestores e conselheiros que por aqui passaram, mas também por muitos farmacêuticos que contribuíram anonimamente para o sucesso da nossa missão”, Lembra.

No ano em que o CRF-PE comemora seus 58 anos de criação, a atual direção do órgão definiu em seu plano de gestão duas ações importantes: a reforma e requalificação da sede e a ampliação do quadro de funcionários.

As duas medidas há muito haviam se tornado imprescindíveis, tendo em vista que o setor farmacêutico em Pernambuco vem experimentando uma fase de crescimento, seja com a chegada de novos profissionais, seja com a abertura de novos estabelecimentos. Tanto a estrutura física da sede quanto o número reduzido de funcionários já não comportavam mais a demanda gerada por essa expansão.

No caso da reforma e requalificação da sede, a primeira etapa do projeto já foi concluída, com a entrega do anexo à sede totalmente reformado e onde provisoriamente estão abrigados todos os setores. Até o mês de outubro a construtora responsável pela obra fará a entrega do edifício principal.

Com a nova planta, haverá a interligação das duas edificações, através de uma passarela, priorizando a funcionalidade, fluidez e melhor aproveitamento do espaço. Além da unificação, ao final das obras o CRF-PE contará com uma nova estrutura, com de salas e áreas de atendimento mais amplas e confortáveis, auditório e sala de reuniões.

A obra de reforma e requalificação do edifício sede e anexo do CRF-PE tem apoio financeiro do Conselho Federal de Farmácia (CFF), através da articulação do conselheiro federal Bráulio César de Sousa e da Diretoria do Órgão.

REFORÇO - Quanto à ampliação do quadro de servidores, O CRF-PE já conta com mais 13 novos profissionais, sendo 5 Farmacêuticos Fiscais, 1 advogado e sete profissionais que da área administrativa (financeira, operacional e de gestão de pessoal). Todos contratados através de concurso público. Novas convocações serão feitas de acordo com a demanda.

Os impactos positivos da chegada dos novos funcionários já podem de notados, tanto nas atividades de fiscalização quanto no atendimento. No interior, por exemplo, a presença dos farmacêuticos fiscais em Caruaru e Petrolina consolida a tão sonhada descentralização das ações da fiscalização, resultando também em maior rapidez e resolutividade nas atividades das subsedes dessas cidades-polos.