Recife, 18 de Abril de 2024

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONVOCA FARMACÊUTICOS

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  03/04/2020

O Ministério da Saúde (MS) publicou a portaria nº 639/2020, nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial da União. O documento é direcionado a capacitação e cadastramento de profissionais da saúde QUE TENHAM INTERESSE EM PARTICIPAR DA AÇÃO ESTRATÉGICA ‘O BRASIL CONTA COMIGO - Profissionais da Saúde’.

O cadastro dos profissionais, que é obrigatório em caráter emergencial, tem como objetivo treinar os profissionais no qual poderão ser convocados para enfrentar a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Dessa forma, a pedido do Ministério da Saúde, o Conselho Federal Farmácia (CFF) fornecerá o cadastro dos farmacêuticos inscritos, que, EM CARÁTER EMERGENCIAL, poderão ser recrutados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS).

COMO FUNCIONARÁ: Os farmacêuticos precisarão preencher o formulário eletrônico Registra RH - https://registrarh-saude.dataprev.gov.br. Durante o cadastro, o farmacêutico informará SE DESEJA FAZER PARTE DA AÇÃO ESTRATÉGICA DO MINISTÉRIO "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde". Após registrar os dados, receberá um e-mail para se cadastrar na plataforma do curso online.

Após o cadastro, os dados fornecidos serão cruzados com a base de dados do CFF, para confirmar que os profissionais realmente são farmacêuticos e estão habilitados pelo conselho. Depois da confirmação, os profissionais passarão por capacitação obrigatória nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes). Os cursos serão a distância. Todos os participantes receberão certificado de conclusão e só depois poderão ser convocados.