Recife, 18 de Abril de 2024

Atuação do farmacêutico no cuidado direto ao paciente

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  24/02/2021

O farmacêutico contemporâneo atua no cuidado direto ao paciente, promove o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde, redefinindo sua prática a partir das necessidades dos pacientes, da família, dos cuidadores e da comunidade. Mas por muito tempo, a categoria esteve afastada dessas atribuições.

O resgate desse papel histórico foi possível em 2013, com a regulamentação pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) das atribuições clínicas do farmacêutico.

A partir da aprovação da Resolução nº 585/2013, os profissionais passaram a estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente, desenvolver, em colaboração com os demais membros da equipe de saúde, ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde e analisar a prescrição de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos, além de realizar intervenções farmacêuticas quando necessárias. Saiba mais: bit.ly/3n2kE1V