Recife, 20 de Abril de 2024

REUNIÃO COM SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE - DESCARTE CONSCIENTE DE MEDICAMENTOS

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  12/04/2021

Na última quarta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) representada pela vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares e o Secretário-Geral Dr. Éverton Guedes, com o Conselheiro Federal Dr. Arimatea Filho e o Conselheiro Regional e membro do Grupo Técnico Dr. Flávio Lago participaram de reunião com o secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado de Pernambuco Dr. José Bertotti.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Brasil é o 6º mercado mundial em volume de medicamentos vendidos. Além disso, estima-se que, por ano, a população brasileira gere mais de 10 mil toneladas de resíduos de medicamentos, sejam vencidos ou que sobram de tratamentos.

O encontro on-line viabilizou o debate sobre uma temática da logística reversa e a destinação adequada dos medicamentos não utilizados e vencidos. Além dos dados apresentados também foi possível destacar os riscos da automedicação, o volume considerável desses rejeitos e os malefícios para a população.

Ao final da reunião, ainda foi colocado em pauta possíveis ações de educação ambiental e de saúde, com o objetivo buscar soluções e definir as responsabilidades de cada elo da cadeia farmacêutica - produtores, distribuidores e revendedores, promovendo um trabalho colegiado entre Governo e parceiros.

AÇÃO CRF-PE - O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) criou em outubro de 2020 o Grupo Técnico com para tratar de assuntos relacionados ao Descarte de Medicamentos. A equipe está à frente de estratégias e ações que visam conscientizar a população.