Recife, 20 de Abril de 2024

EVENTO MARCA DEZ ANOS DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DO HC/UFPE

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  26/10/2021

A Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da Universidade de Pernambuco (HC/UFPE/EBSERH) chega aos dez anos de existência com um saldo importante na formação de profissionais de saúde. Esse marco foi lembrado durante o evento "Ano 10 dos Egressos da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do HC-UFPE/EBSERH: Reflexão - Categoria Farmácia", realizado na sexta-feira passada (22/10), no anfiteatro Professor José Remígio Neto, do HC/UFPE.

O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE) e reuniu docentes, preceptores, egressos, coordenadores de residências na área de saúde e profissionais farmacêuticos. A programação contemplou reflexões e debates sobre formação, mercado de trabalho e valorização profissional integrados à residência.

A mesa de abertura do encontro foi composta por Demosthenes Marques Cavalcanti (Presidente da Comissão Organizadora), José de Arimatéa Rocha Filho (Conselheiro Federal do CFF e Gerente Administrativo do HC/UFPE), Valdemir de Paula (Chefe da Farmácia do HC/UFPE), Elba Lúcia (Chefe do Depto. De Ciências Farmacêuticas da UFPE) e Sandra Cristina Santana (Chefe do Coremu).

A programação teve início com a palestra da professora Mari Salvi Andrzejevski, da UFPR, sobre Residência Multiprofissional e sua Importância para o aprimoramento profissional. Em seguida, Tibério César Figueiredo apresentou seu testemunho como ex-presidente.

Os debates da manhã foram concluídos com a mesa redonda sobre os avanços e desafios da residência multiprofissional, tendo como debatedores Vânia Mari Salvi Andrzejevski (UFRPR) e Sandra Cristina Santana (COREMU).

À tarde, a mesa redonda "Contribuição dos Residentes Farmacêuticos à Equipe Multiprofissional" reuniu Janny Leonor (médica do HC-UFPE), Fernanda Colares (Enfermeira do HC-UFPE), Erika Neves de Barros (Psicóloga do HC-UFPE) e Ítala Morgania Farias da Nóbrega (Farmacêutica do IMIP).

A programação do evento seguiu com a palestra "Compromisso Permanente no Processo de Ensino Aprendizado'', proferida pela professora Raquel Kelner Silveira, do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação do HC-UFPE).

O encontro foi concluído com a palestra "Residência: Um Diferencial no Processo de Seleção para Contratação". A palestrante foi Kelly Gallindo, do Hospital Santa Joana.