Recife, 20 de Abril de 2024

CRF-PE Promove curso de empreendedorismo em limoeiro

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  03/11/2021

Como constatar a viabilidade da abertura de uma empresa na área farmacêutica? Como planejar e manter a saúde financeira do empreendimento? Qual a importância do marketing? Quais as estratégias para fidelizar seus clientes? Essas e outras perguntas foram respondidas durante o primeiro módulo do curso "Desvendando o Empreendedorismo Farmacêutico", realizado na sexta-feira e no sábado passados (29 e 30/10), na cidade de Limoeiro, localizada na microrregião do Médio Capibaribe, em Pernambuco.

A capacitação foi promovida pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, através do Grupo Técnico de Trabalho em Empreendedorismo do órgão. O evento foi aberto no início da tarde da sexta-feira (29/10) pelo Diretor Secretário do CRF-PE, Éverton Guedes de Brito, com presença dos integrantes do Grupo Técnico de Empreendedorismo, Fausto Pessoa de Amorim Júnior e Homero Souza e do presidente do Grupo Técnico de Trabalho da Mata Norte, Clodoaldo Viana Prates Júnior.

"Neste período de pandemia o CRF-PE ficou impossibilitado de realizar muitos dos projetos que foram traçados pela gestão. Este é o primeiro de uma série de eventos que pretendemos realizar por todo o Estado", disse Éverton Guedes, acrescentando que a capacitação foi possível "graças ao empenho dos colegas que fazem parte do GT de Empreendedorismo".

O dirigente ressaltou a importância dos grupos técnicos, que podem contribuir com a gestão do CRF-PE apontando as demandas de cada região e de cada área de atuação, inclusive as carências relacionadas à qualificação.

No primeiro dia do curso os participantes conheceram os princípios fundamentais do empreendedorismo e as etapas necessárias a serem observadas para a abertura do próprio negócio: planejamento financeiro, inovação, planejamento societário, regulamentação da empresa, legislação farmacêutica, planejamento tributário, marketing e responsabilidade sócioambiental.

Os conteúdos foram ministrados pelo farmacêutico Homero Souza, doutor em tecnologia farmacêutica, MBA em gestão empresarial e integrante do Grupo Técnico de Trabalho de Empreendedorismo do CRF-PE.

No sábado (30/10), o programa do curso teve como foco a satisfação do cliente e a gestão e o desenvolvimento de equipes. O ministrante foi o farmacêutico Anderson Souza, MBA em Gestão Empresarial e Logística Empresarial, consultor e presidente do Grupo Técnico de Trabalho de Empreendedorismo Farmacêutico do CRF-PE.

Ao final do evento os participantes elogiaram a desenvoltura e o conhecimento dos ministrantes, bem como a qualidade dos conteúdos apresentados. De acordo com o farmacêutico Fausto Júnior, o CRF-PE vem desenvolvendo ações no sentido de apoiar os profissionais empreendedores, entre elas a promoção de cursos voltados para a área.