Recife, 28 de Março de 2024

Pernambuco sedia Encontro de Presidentes dos CRFs

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  06/12/2021

Depois de dois dias de debates foi concluído, na tarde desta sexta-feira (03/12), em Recife, o IX Encontro Nacional de Presidentes de Conselhos Regionais de Farmácia. O evento foi aberto na quinta-feira (02/12) pelo Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), Dr. Aldo César Passilongo e pela Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF), Dra. Gilcilene El Chaer, que também preside o fórum dos dirigentes de CRFs.

Também participaram da mesa de abertura o Conselheiro Federal do CFF por Pernambuco, Dr. José de Arimatea Rocha Filho, a Vice-presidente e o Tesoureiro do CRF-PE, Dra. Aexalgina de Aguiar Tavares Rocha e Dr. Ricardo Eugênio de Oliveira Cabral, respectivamente.

Durante a abertura, os participantes foram recepcionados com a marcante apresentação do bloco lírico carnavalesco "O Bonde", contagiando todos os presentes com tradicionais marchas como "Madeira que cupim não rói", e "Ultimo regresso".

O Encontro de ontem e hoje foi um dos que alcançaram maior participação entre os já realizados no país. Foram 19 estados presentes, representados por 56 diretores e assessores, que ao longo dos dois dias se debruçaram sobre importantes temas que dizem respeito à profissão farmacêutica e ao aprimoramento da gestão dos CRFS.

Entre os temas discutidos mereceram destaque: Atualização sobre os Projetos de Lei que impactam a profissão farmacêutica; Atualização sobre Resolução de Regulamentação dos Técnicos de farmácia; Fiscalização em hospitais com menos de 50 leitos; Considerações e aspectos legais das resoluções 700 e 701 do CFF; Controle do Exercício das atividades dos técnicos de laboratório e Telemedicina e tele orientação farmacêutica em farmácias.

Ao final do encontro foram aprovadas treze propostas, sendo uma delas apresentada pelo CRF-PE, que trata da necessidade da revisão das resoluções 700 e 7001, do CFF. O relatório final do encontro foi assinado pelos representantes dos CRFs presentes e será encaminhado ao Conselho Federal de Farmácia.

Durante o encontro, o conselheiro do CRF-PE, Dr. Flávio Lago Guimarães apresentou o livro "Cordel do Medicamento Encantado", de sua autoria, em conjunto com a ilustradora Julianna Rodrigues. A publicação é voltada à promoção do uso racional de medicamentos entre o público infantil e é a segunda lançada por Flávio Lago e Julianna Rodrigues com esta temática.

O IX Encontro de Presidentes de CRFs foi encerrado com as falas da Dra. Gilcilene El Chaer e do Dr. Aldo César Passilongo. O Presidente do CRF-PE agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento como espaço de troca de experiências e compartilhamento de soluções para problemas comuns dos CRFs.

📌Todas as fotos estão disponíveis neste link: Clique Aqui