Recife, 19 de Abril de 2024

PROJETO FARMÁCIA VIVA COMEÇA A SER ESTRUTURADO EM CARUARU

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  28/04/2022

Valorizar o conhecimento popular relacionado ao uso de plantas medicinais e levar a assistências farmacêutica fitoterápica às comunidades através da promoção do uso correto e seguro das plantas dotadas de atividade terapêutica comprovada. Estes são os principais objetivos do projeto "Farmácia Viva", cuja implantação começa a ser estruturada no município de Caruaru, no Agreste pernambucano.

O detalhamento do projeto foi apresentado há poucos dias ao Conselho Municipal de Saúde de Caruaru pela equipe de farmacêuticos e residentes de Farmácia envolvidos, ocasião em que foram delineados o plano de trabalho, cronograma, escolha de terreno, formação da equipe técnica, aquisição de equipamentos e construção do laboratório.

O encontro contou com a presença de Jean Batista de Sá (Gerente da Assistência Farmacêutica), Geraldo Filho (Representante do CRF-PE no CMS) e das residentes de Farmácia, Rosana Silva, Maria do Socorro Sabrina de Lima Silva e Susiany Lopes (Farmacêutica Farmácia Viva).

O projeto, que já havia sido aprovado no âmbito do Conselho Municipal de Saúde de Caruaru em 2020, recebeu agora o financiamento do Ministério da Saúde no montante de R $852.693,59. De acordo com Jean Sá, os recursos serão utilizados nas etapas de cultivo, beneficiamento, preparação, controle de qualidade, dispensação e capacitação da equipe, formada por farmacêuticos, biólogos, agrônomos, enfermeiros, médicos e técnicos agrícolas.

Além de contribuir com o resgate da cultura popular, o projeto Farmácia Viva será mais uma alternativa no tratamento das doenças nas unidades da rede pública municipal, com a disponibilização de fitoterápicos a serem produzidos com o rigor e os padrões científicos exigidos.