Recife, 28 de Março de 2024

Simpósio de Gases Medicinais

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  02/05/2022

Os processos e rotinas do uso dos gases medicinais nas instituições hospitalares foi o foco do simpósio "Gases Medicinais - Regulação, Qualidade e Gestão Farmacêutica", promovido pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) nesta sexta-feira (29/04).

O evento aconteceu na sede do CRF-PE, em Recife, e contou com a participação de profissionais farmacêuticos que atuam nos grandes hospitais das redes pública e privada em Pernambuco, além de integrantes das equipes de fiscalização dos CRFs.

Presente na abertura do simpósio, o presidente do CRF-PE, Aldo César Passilongo comemorou a retomada dos encontros presenciais e destacou o esforço do órgão para trazer para Pernambuco a discussão sobre gases medicinais, uma área muito específica, mas na qual os farmacêuticos precisam estar cada vez mais capacitados.

No mesmo entendimento, a Vice-presidente Aexalgina Tavares disse que uma das prioridades da atual gestão do CRF-PE é capacitar os farmacêuticos para uma atuação qualificada e segura. A dirigente lembrou que um cronograma de cursos será cumprido por todo o ano, através de parceria com o Conselho federal de Farmácia.

A programação do simpósio sobre gases medicinais foi aberta no início da manhã, com o tema "Rotinas de produção do oxigênio medicinal; Apresentação dos demais gases de uso medicinal e suas utilidades". Os conteúdos foram ministrados pela farmacêutica Heloiza Waslewski, Coordenadora de Qualidade e Assuntos Regulatórios da Messer Gases Brasil.

Ainda pela manhã, a farmacêutica Thayse Silva, responsável técnica da GJ Gases e Equipamentos falou sobre "Segurança no uso e manuseio de gases e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de gasoterapia".

O simpósio foi retomado à tarde com duas intervenções feitas também por Thayse Silva. O primeiro tema tratado foi "Cadeia de distribuição do oxigênio Medicinal para hospitais, clínicas e home care e seus respectivos controles envolvidos". E, na sequência, encerrando a programação, "Conceitos básicos acerca do gás medicinal como medicamentos e a gestão hospitalar"

Mais imagens em nossa página no Facebook

#crfpe
#crfpepresente