Recife, 16 de Abril de 2024

Notícias

Página para Impressão
Votlar
 

MELHORES TRABALHOS

 
Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  21/11/2022
 
O II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, realizado entres os dias 10 e 12 passados, em Foz do Iguaçu (PR), deixou um saldo que é motivo de orgulho para a Região Nordeste. Dos 15 finalistas com trabalhos premiados na Mostra Científica do congresso, 12 são da nossa região.

No caso de Pernambuco, o desempenho foi excepcional e merece ser comemorado. Entre os mais de mil trabalhos apresentados, o primeiro, o segundo e o quinto lugar ficaram para estudantes e docentes de instituições se ensino sediadas no Estado.

O primeiro lugar foi alcançado pelo trabalho "Literatura de cordel com tradução em língua de sinais: relato de experiência na promoção de educação em saúde virtual durante a pandemia de COVID-19". A defesa oral foi feita pela acadêmica Luise de Paula Soares, da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Além de Luise, o trabalho teve a assinatura de Brisa Brito Leite, Airton Lucena Santos do Nascimento, Mateus Alencar Ferreira, Davi Figueiredo de Lima; Isla Rayane de Sousa Lopes, Manoel Augusto Freitas Santos e Deuzilane Muniz Nunes.

"Produção, purificação e caracterização bioquímica de próteses fibrinolíticas obtidas por um fungo filamentoso utilizando borra de café como substrato" foi o trabalho premiado em segunda colocação, também com menção honrosa. O trabalho foi apresentado por Vanessa Maria Andrade Machado Miranda e tem como demais autores: Vitor Gama de Araújo Régis, José Pedro Martins Barbosa Filho, Kethylen Bárbara Barbosa Cardoso, Juanize Matias da Silva Batista, Ana Lúcia Figueiredo Porto, Thiago Pajeú Nascimento, Romero Marcos Pedrosa Brandão Costa. Os autores estão vinculados às instituições de ensino UFRPE, UFPE, UPE e UFPI.

Pernambuco foi contemplado ainda com a 5ª colocação, obtida pela estudante Bárbara Jacqueline Alves e pela professora Joyce Kelly Marinheiro da Cunha, ambas do curso de Farmácia da Univasf, com o trabalho científico "Influência da Composição no Desenvolvimento de Blenda Polimérica."

Para o CRF-PE, a premiação representa a chancela do trabalho que vem sendo desenvolvido por estudantes, docentes e suas instituições de ensino. Nossos parabéns!



#crfpe
#crfpepresente