Recife, 28 de Março de 2024

REUNIÃO DO PLENÁRIO DO CRF-PE TEM RELATO DE PROCESSOS E DISCUSSÃO SOBRE A RDC 786, DA ANVISA

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  24/05/2023

O Plenário do Conselho Regional de Farmácia voltou a se reunir na sexta-feira passada (12/05) para a análise de processos e discussão de temas relevantes para a categoria farmacêutica. Ao todo foram relatados pelos conselheiros cerca de 500 processos, entre inscrições e baixas de registros de pessoas físicas e jurídicas e processos administrativos fiscais.

No tempo reservado aos assuntos gerais, os conselheiros discutiram sobre a Resolução (RDC) 786/2023, da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que autoriza a realização de alguns exames pelas farmácias.

De acordo com a resolução, publicada no dia 10 deste mês, as farmácias poderão se habilitar a realizar coletas e exames de análises clínicas em caráter de triagem, mas os resultados dos testes executados nos serviços não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas.

No entendimento da maioria do Plenário do CRF-PE, a norma traz modificações importantes, na medida em que abre um novo campo de atuação para o farmacêutico. No entanto, os conselheiros levantaram algumas preocupações que precisam ser consideradas, como o resguardo do direito ao sigilo dos pacientes, a adaptação dos locais onde serão realizados os exames e a necessidade de qualificação dos profissionais farmacêuticos para a realização dos novos serviços.

Presenças: Participaram da reunião plenária os conselheiros diretores Aldo César Passilongo (Presidente), Aexalgina de Aguiar Tavares Rocha (Vice-Presidente), Éverton Guedes de Brito (Secretário Geral), Ricardo Eugênio de Oliveira Cabral (Tesoureiro) e os conselheiros, Amanda Figueiredo, Brigyda Soares, Clayton Anderson de Azevedo Filho, Flávia Sales Lopes do Nascimento, Flávio Henrique Lago Guimarães, Rafael Arruda Guerra, Risoleta Nogueira Soares, Rosiel José dos Santos e Veridiana Ribeiro da Silva. Também esteve presente o Conselheiro Arimatea Filho, do Conselho Federal de Farmácia (CFF)