Recife, 25 de Abril de 2024

Conselho pede aprovação do PL que regulamenta serviços farmacêuticos

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  08/05/2017

A Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, Gisêlda Lemos, acompanhada dos farmacêuticos Lucas Cantarelli e Ulisses Cordeiro, membros da Comissão Parlamentar do CRF-PE e do Assessor de Diretoria do órgão, Jorge Neves, foram recebidos, na tarde da quinta-feira (04/05/2017) pelos deputados Rodrigo Novaes e Roberta Arraes (Presidente da Comissão de Saúde da ALEPE).

O objetivo da audiência foi tratar da tramitação do Projeto de Lei 480/2015, que versa sobre a regulamentação dos serviços farmacêuticos clínicos e descarte de medicamentos nas farmácias comunitárias do Estado.

O projeto foi apresentado em 2015 pelo deputado Augusto César e atende uma proposição do então presidente do CRF-PE e atual Conselheiro Federal de Pernambuco, Bráulio César de Sousa.
Pela proposta, as farmácias e drogarias ficam autorizadas a prestarem uma gama de serviços, como a aplicação de vacinas, a aplicação de inalação ou nebulização, medição e monitoramento da pressão arterial e da glicemia capilar, entre outros.

Segundo Gisêlda Lemos, a proposta também reforça o papel do farmacêutico como profissional de saúde e
sua valorização perante a sociedade. (Conheça a íntegra do projeto neste link: http://migre.me/wz2OP)

Os parlamentares se comprometeram com o destravamento do projeto, de forma que o mesmo tenha uma tramitação mais rápida.

A presidente Gisêlda Lemos aproveitou a oportunidade para conversar sobre a inserção do profissional farmacêutico nas farmácias do SUS, citando o concurso público de 2014, da Secretaria Estadual de Saúde. A dirigente solicitou o apoio dos parlamentares para as nomeações dos farmacêuticos aprovados. "As vagas oferecidas para farmacêutico nesse concurso são bem menores do que a real necessidade de profissionais para a assistência farmacêutica. Ainda assim não foram chamados nem 60% dos aprovados" comentou Gisêlda Lemos.