Recife, 29 de Março de 2024

No seu dia, Farmacêuticos levam alerta sobre os riscos com os medicamentos

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  22/01/2018

O Conselho Federal de Farmácia e os conselhos regionais comemoram o Dia do Farmacêutico (20 de janeiro) com uma campanha de alerta, visando desestimular o uso de medicamentos a partir de buscas na internet ou indicações de leigos, evitando danos à saúde. A mensagem principal é, para se informar sobre medicamentos e saúde, consulte o farmacêutico.

Em Recife, esse alerta foi evidenciado na ação realizada na manhã deste sábado (20/01), na praia de Boa Viagem, pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco e a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), com apoio da rede de farmácias Pague Menos.

Durante a ação, profissionais farmacêuticos e acadêmicos de farmácia prestaram orientação sobre o uso racional e descarte seguro de medicamentos e cuidados com a exposição aos raios solares. Também foram oferecidos serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e aplicação de protetor solar.

Participaram da ação as diretoras do CRF-PE Gisêlda Castro Lemos de Freitas (Presidente) e Sarah Christine Cavalcanti Ximenes (Vice-presidente), o Conselheiro Federal Bráulio César de Sousa, professores e acadêmicos de farmácia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Faculdade Osman Lins (FACOL), Faculdade Joaquim Nabuco, Faculdade São Miguel, Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA) e Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

“A redução de danos graves associados a medicamentos, além de salvar vidas, gera economia para os sistemas de saúde. Ações como esta que realizamos hoje são importantes, tanto para a disseminarmos a necessidade do uso racional dos medicamentos, quanto para mostrarmos à população que o farmacêutico é peça chave em todo o processo da saúde”. Disse a presidente do CRF-PE, Gisêlda Lemos.

Veja mais imagens da ação em nossa fanpage: https://www.facebook.com/crfpe/