Recife, 29 de Março de 2024

2º SIMPÓSIO PERNAMBUCANO DE FARMÁCIA MAGISTRAL E ESTÉTICA TROUXE NOVIDADES E TÉCNICAS

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  06/08/2018

Foi concluído, na tarde do último sábado (04/08), o 2º Simpósio Pernambucano de Farmácia Magistral e Estética. O Evento aconteceu no Hotel Jangadeiro, na zona sul do Recife, com promoção do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) através das comissões assessoras de Farmácia Magistral e Farmácia Estética.

Durante os dois dias de evento, farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia tiveram a oportunidade ímpar de interagir com grandes nomes das duas áreas de atuação. Foram dez palestras e uma mesa de debates com temas relacionados às técnicas e novidades nos segmentos da Estética e Magistral, ministrados por palestrantes de Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ao abrir o evento na manhã da sexta-feira, a presidente do CRF-PE, Gisêlda Lemos, destacou a preocupação da atual gestão do órgão com a qualificação dos profissionais. “Com este simpósio, queremos não somente impulsionar esses dois segmentos da Farmácia, mas fornecer os elementos necessários para que os profissionais possam atuar com conhecimento e ética”.

Também fizeram uso da fala durante a solenidade de abertura do simpósio o Conselheiro Federal do CFF, Bráulio César de Sousa e o diretor secretário do CRF-PE, Leandro Medeiros. Em sua fala, Bráulio evidenciou a expansão da profissão farmacêutica no Brasil nos últimos anos. “A atuação do CFF tem sido fundamental para esse crescimento. Seja com ações políticas, seja na regulamentação das novas áreas de atuação”.
Referindo-se aos novos campos de atuação, Leandro Medeiros reforçou a necessidade de o farmacêutico se cercar de todas as informações para uma atuação segura.

Também integraram a mesa de abertura as diretoras Sarah Ximenes (Vice-presidente) e Joyce Nunes (Tesoureira) e as representantes das comissões de Farmácia Magistral e Farmácia Estética do CRF-PE, Glória Cabral e Tamyris Araujo, respectivamente.

PROGRAMAÇÃO
A programação do 2º Simpósio Pernambucana de Farmácia Magistral e Estética foi aberta na manhã da sexta-feira (03/08), com as conferências de Felipe Abrão (Gestão de Negócios da Estética), Aline Gutierrez (Estética Íntima), Lucas Penchel (Mesoterapia no tratamento da Obesidade), Fabiana Tolêdo (Fios de Beleza: Conheça a nova era do Rejuvenescimento) e Halika Groke (Intercorrências em Estética Avançada).

No sábado, ocorreram as palestras de Cleber Barros (Formulações Cosméticas Específicas Para Pele Sensível), Érica Bighetti (Cosmecêuticos Aplicados à Terapia Capilar), Dra. Mariana Pedroza e Glória Cabral (Consultório e Prescrição Farmacêutica na Farmácia de Manipulação), Gelza Rúbia (Bases Dermocosméticas: Aplicabilidade, Evolução e Diferenciais) e Danilo Basaglia (Formulações Magistrais no Pós-microagulhamento).

O evento foi encerrado no final do dia com a mesa redonda “Consultório: as Novas Perspectivas na Atuação do Farmacêutico”, com participação de Catarina Ferreira e Glória Cabral (comissão de Farmácia Magistral do CRF-PE); Ana Flávia Pessanha e Clarice Alves (Comissão de Farmácia Estética do CRF-PE).
Para os participantes do Simpósio, certamente foi uma excelente oportunidade de atualização, de qualificação e de aprimoramento de práticas.