Recife, 28 de Março de 2024

Realizado com sucesso o V Seminário NO/NE de Farmácia Hospitalar

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  09/10/2018

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) realizou, nos dias 4 e 5 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, o V Seminário Norte/Nordeste de Farmácia Hospitalar. O evento foi concebido pelas comissões de Farmácia Hospitalar e Oncologia do CRF-PE e integrou a programação paralela da Feira Hospitalmed.

A programação do seminário contemplou uma mesa redonda e cinco conferências sobre temas das áreas de Farmácia Hospitalar e Farmácia Oncológica.

“As áreas de Farmácia Hospitalar e Oncologia vêm se consolidando cada vez mais em nosso Estado. Hoje, os farmacêuticos estão ocupando esses espaços que antes eram ocupados em sua maioria por profissionais de outras áreas”. Afirmou a presidente do CRF-PE, Gisêlda Lemos, durante a abertura do evento, ocorrida na tarde do dia quatro. Também esteve presente na ocasião a vice-presidente do órgão, Sarah Ximenes

Focada na gestão dos serviços farmacêuticos, a programação do primeiro dia foi coordenada pela farmacêutica Mônica Henrique dos Santos, doutora em Inovação Terapêutica, professora e mestre em Gestão da Assistência Farmacêutica. “A gestão dos serviços farmacêuticos até pouco tempo era vista apenas sob a ótica administrativa. Hoje é considerada uma área estratégica. Por isso, precisamos nos capacitar cada vez mais”. Disse.

O tema foi abordado pelos vieses da Administração Pública direta, Administração pública indireta e Administração privada pelas farmacêuticas Valéria Santos Bezerra (Hospital da Restauração), Teresa Alves Barreto (IMIP Gestão Hospitalar) e Maria Erineide Vasconcelos (Serviço de Farmácia da Unimed Recife).

A programação da sexta-feira (4) foi aberta pela Vice-presidente do CRF, Sarah Ximenes. Também esteve presente o Conselheiro Federal do CFF, Bráulio César de Sousa.

A primeira palestra do dia foi proferida pela farmacêutica Eliane Leite Sousa Magalhães com o tema “Competências e Habilidades do Farmacêutico em Oncologia”. A palestrante é Coordenadora de Farmácia da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

“A importância dos Sindicatos e dos CRFs na valorização da profissão farmacêutica na pós-reforma trabalhista” foi o tema apresentado a seguir pelo farmacêutico Rodrigo Vasconcelos Sales, diretor do Sindicato Farmacêutico do Estado de Pernambuco e Farmacêutico Oncológico do Grupo Oncoclínicas do Brasil e da Oncologia D'or.

Na seqüência, Douglas Tavares de Albuquerque, Farmacêutico do Hospital das Clínicas da UFPE e Membro da Comissão de Oncologia do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco falou sobre a “Comunicação do farmacêutico na Equipe Multidisplinar em Oncologia”.

A penúltima palestra teve como tema “Interiorização dos serviços oncológicos em Pernambuco”, sendo ministrante o farmacêutico Weverthon Henrique Bezerra Monteiro, membro da Comissão de Oncologia do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco e farmacêutico do Núcleo de Oncologia do Agreste e Hospital Mestre Vitalino, ambos em Caruaru-PE.

A programação do V Seminário de Farmácia Hospitalar foi concluída com a palestra sobre o tema “Farmácia clínica em Oncologia: panorama atual”, proferida por Mayara Sibelle de Oliveira, farmacêutica Oncológica do Grupo Oncoclínicas do Brasil e do Hospital Santa Joana.

Esta foi a quinta participação do CRF-PE na Hospitalmed, o maior evento da área hospitalar do Norte, Nordeste e Centro Oeste. Ao finalizar as atividades, Gisêlda Lemos agradeceu aos palestrantes por se disporem a compartilhar suas experiências e aos integrantes das comissões de Farmácia Hospitalar e Oncologia pela dedicação.

A dirigente anunciou ainda a realização do 2º Simpósio Pernambucano de Analises Clinicas e Farmácia Clínica. O evento acontecerá nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro próximos.

Siga o link e veja mais imagens do evento: https://bit.ly/2ID6Sz9