Recife, 28 de Março de 2024

Diabetes será o foco da atuação dos farmacêuticos no Bem Estar Global em Recife

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  08/11/2018

Ação será dia 9 de novembro no Parque Santana, das 7 às 12 horas

No mês escolhido para a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do controle do diabetes, o atendimento prestado por farmacêuticos no Bem Estar Global, ação de responsabilidade social em saúde da Rede Globo de televisão em parceria com o Sesi, será direcionado principalmente às pessoas com a doença e em risco de desenvolvê-lo. Segundo a International Diabetes Federation (IDF), elas somam mais de 13 milhões no Brasil. Recife, onde a caravana estará nessa sexta-feira, dia 9 de novembro, ocupa o terceiro lugar do ranking entre as capitais com maior número de mulheres com diabetes (8,8%) Vigitel/2018 – Ministério da Saúde. A ação ocorrerá no Parque Santana, das 7 às 12 horas.

Durante a ação, serão realizados testes para dosagem de glicemia e de colesterol capilares, teste de hemoglobina glicada e medida de pressão arterial. Pessoas com resultados alterados serão encaminhadas às unidades de saúde da Prefeitura de Recife, parceira na ação, para diagnóstico e posterior tratamento, quando necessário. Estão previstas ainda orientações sobre o uso correto de medicamentos e plantas medicinais e a coleta de medicamentos vencidos. Quem está em tratamento deve levar receitas e medicamentos, para tirar dúvidas e organizar os horários de uso. Sobras e medicamentos vencidos serão coletadas no local.

Recife será a sétima cidade a receber o Bem Estar Global este ano. “O Conselho Federal de Farmácia (CFF) participou de todas as edições e tem se destacado pela organização exemplar e a qualidade dos serviços prestados. O trabalho foi mostrado ao vivo em todas as cidades. Agradeço o empenho dos envolvidos e desejo sucesso à equipe que estará nos representando em Recife”, disse o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, que não tem medido esforços para que a Farmácia esteja presente e atuante no Bem Estar Global. “É uma iniciativa que, de fato, procura transformar a saúde das pessoas atendidas, proporcionando a continuidade do atendimento, se necessário, além de dar grande visibilidade aos farmacêuticos.”

A equipe escalada para trabalhar no Bem Estar Global em Recife começou a se preparar no dia 26 de setembro, com um treinamento voltado à apresentação do projeto e padronização do processo de trabalho. A reunião ocorreu na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Amanhã de manhã, 8 de novembro, o grupo volta a se encontrar na FPS para alinhar os últimos detalhes da ação com a responsável pelo Projeto no CFF, a assessora da Presidência do conselho, Josélia Frade. Além da FPS e da Prefeitura, a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) também apoia o CFF e o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) na edição do Bem Estar Global em Recife.

Rastreamento – O Bem Estar Global de Recife ocorre em um momento especial para o CFF. Com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Conselho está realizando a campanha Rastreamento de Casos Suspeitos de Diabetes Mellitus – Novembro Diabetes Azul, um esforço conjunto para rastrear o risco de incidência do diabetes em todo o país. A meta é avaliar 11,6 mil brasileiros de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, SEM DIAGNÓSTICO PRÉVIO de diabetes, no período de 14 a 30 de novembro.
Mais de 400 farmácias parceiras participam voluntariamente do estudo, que inclui teste gratuito de glicemia capilar, medida de circunferência abdominal, peso e altura, além da aplicação do teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), que avalia o risco de desenvolvimento do diabetes nos próximos dez anos. Casos suspeitos serão encaminhados ao médico para elucidação diagnóstica. Farmácias e farmacêuticos que desejarem, ainda podem se inscrever para participar da pesquisa, basta preencher o formulário de adesão. Acesse o formulário - (PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI).

SERVIÇO:
O QUE – Ação para a prevenção e o controle do diabetes