Recife, 19 de Abril de 2024

CRF-PE questiona salário aviltane em concurso da Prefeitura de Petrolina

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  26/11/2018

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco vai encaminhar, aos gestores de Petrolina, pedido de retificação do edital do concurso público aberto pelo município. Publicado no dia 21 passado, o edital estabelece o valor de R$ 1.075,07 como salário base do cargo de Farmacêutico (e de outros profissionais da área de saúde).

Para a presidente do CRF-PE, Gisêlda Castro Lemos de Freitas, a remuneração estabelecida pelo gestor público de Petrolina é incompatível com a função a ser desempenhada e muito aquém dos valores da tabela de remuneração negociada pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco.

“Vamos provocar o Munícipio do Petrolina, por meio de ofício ao Prefeito e à Secretária de Saúde, solicitando a retificação do edital para que o salário do farmacêutico seja condizente com a realidade e dignidade deste profissional de nível superior”, anunciou Gisêlda Lemos.

Segundo a dirigente, o CRF-PE vai sugerir, ainda, a apresentação de projeto de lei urgente na Câmara de Municipal de Petrolina no sentido de majorar o salário do profissional farmacêutico, a começar pelo edital aberto para o atual Concurso Público, alçando o valor remuneratório igual ou superior ao piso salarial praticado na iniciativa privada.

Ao mesmo tempo, o CRF-PE estuda a possibilidade de apresentar denúncia ao Ministério Público contra a Prefeitura de Petrolina por entender que a proposta salarial apresentada no edital desrespeita e fere a dignidade do profissional farmacêutico de nível superior.