Recife, 28 de Março de 2024

Notícias

Página para Impressão
Votlar
 

Simpósio discutiu avanços técnicos em Análises Clínicas

 
Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  03/12/2018
 


O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) promoveu, nna sexta-feira e no sábado passados (31 de novembro e 1 de dezembro), o II Simpósio Pernambucano de Análises Clínicas. O evento aconteceu no Hotel Manibu, Zona Sul do Recife e reuniu profissionais farmacêuticos, técnicos de laboratório e estudantes.

Idealizado pela Comissão de Análises Clínicas do CRF-PE, o Simpósio contou com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e das empresas BD Diagnóstica do Brasil, Bioclin, Caeptox e Innova Diagnóstica.

O evento foi aberto na manhã da sexta-feira (31/11) pela presidente do CRF-PE. “Apesar de não ser privativa do farmacêutico, a área das análises clínicas é vital para a nossa profissão, até por sua interface com várias outras áreas. Por isso o CRF-PE vem investindo para que esse campo de atuação cresça cada vem mais em nosso Estado”. Disse a presidente do órgão, Gisêlda Castro Lemos de Freitas durante a abertura do evento.



Além de Gisêlda Lemos, participaram da mesa de abertura a vice-presidente Sarah Christine Cavalcanti Ximenes, o Diretor Secretário Geral Leandro Medeiros, a Conselheira Federal Patrícia Navarro e os integrantes da Comissão de Análises Clínicas do CRF, Alexandre Tavares, Hélio Freitas e José Araujo de Carvalho. O Conselheiro Federal Bráulio César de Sousa, do CFF, e a Diretoria Tesoureira do CRF-PE, Joyce Nunes não puderam comparecer à solenidade de abertura, mas prestigiaram o evento no turno da tarde.

A Presidente do CRF-PE destacou em sua fala o trabalho da Comissão de Análises Clínicas e agradeceu ao Conselho Federal de Farmácia, cujo apoio foi fundamental para a concretização do simpósio. “Quero registrar o agradecimento de Pernambuco ao presidente Walter Jorge, que tem nos apoiado nessa tarefa de capacitação e qualificação dos profissionais. Os resultados desse investimento já podem ser notados, quando vemos os nossos profissionais ocupando cada vez mais os espaços de destaque, seja no âmbito público, seja no privado”.

Representando o CFF, a Conselheira Federal Patrícia pelo Estado da Paraíba, Patrícia Navarro elogiou a atuação do CRF-PE, seja no cumprimento de suas atribuições legais, seja na capacitação dos profissionais.
“O programa de capacitação de Pernambuco tem sido modelo para outros Estados”, disse.
PROGRAMAÇÃO – Durante os dois dias de atividades foram abordados temas atuais das análises clínicas. Foram quatro conferências e dois minicursos, ministrados por renomados palestrantes.

Na sexta-feira, a programação do evento contemplou as palestras “A importância do controle de qualidade, por Natanael Luis Gomes (Assessor Científico da empresa Bioclin), “O mercado brasileiro de análises clínicas”, por Márcio Gomes (Especialista em gestão estratégica), “Dislipidemias”, por Sandro Jorge Januário (Docente do Instituto de Pesquisa e Educação - IPESP) e “Exames Toxicológicos”, por Maria Francesca Riccio (Gerente Analítica na CAEP - Centro Avançado de Estudos e Pesquisas).

O Simpósio prosseguiu na manhã do sábado com o minicurso “A Automação Como Auxiliar no Diagnóstico das Principais Alterações Hematológicas”, ministrado pelo farmacêutico Marcos Fleury, professor de Hematologia da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

A programação do evento foi concluída no final da tarde com o minicurso “Descomplicando o Espermograma”. A capacitação foi ministrada pelo farmacêutico fluminense Orildo dos Santos, especialista em Citologia Clínica e Gestão do Laboratório Clínico e assessor técnica científico da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas-SBAC.

“O 2º Simpósio Pernambucano de Análises Clínicas superou todas as expectativas”. Considerou Alexandre Tavares, da Comissão de Análises Clínicas do CRF-PE, ao final do evento. Ele agradeceu o apoio da Direção do Conselho e destacou que o êxito das duas edições do simpósio já realizadas serve de estimulo para uma terceira edição ainda maior, com três dias de programação.