Recife, 19 de Abril de 2024

CURSO DE CUIDADO FARMACÊUTICO EM FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS TEM INÍCIO EM RECIFE

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  18/03/2019

As atividades do Polo Recife do curso Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias foram iniciadas nesta sexta-feira (15/03) e sábado (16/03), no Centro Universitário UniFBV| Wyden, no bairro da Imbiribeira, zona Sul do Recife.

Idealizado pelo Conselho Federal de Farmácia e realizado em nosso Estado em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE), o projeto Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias visa capacitar os profissionais de farmácias comerciais para a implantação de Serviços Clínicos em seus estabelecimentos.

Ao abrir as atividades na manhã de ontem, a presidente do CRF-PE, Gisêlda Castro Lemos de Freitas ressaltou a importância do curso: “o mercado está exigindo profissionais cada vez mais capacitados no cuidado à saúde. Muitas farmácias estão investindo na implantação de serviços farmacêuticos. Essa capacitação veio no momento certo”.

A dirigente destacou ainda a participação do conselheiro federal do CFF, Bráulio César de Sousa e a sensibilidade do presidente do órgão, Walter Jorge João para a realização desta e de outras capacitações em nosso Estado.

Também presente, Bráulio César disse que Pernambuco é um dos primeiros estados contemplados com o projeto Cuidado Farmacêuticos. “A parceria com o CFF tem permitido a realização de cursos de qualidade, com grande impacto na qualificação dos nossos profissionais. Não podemos deixar de agradecer ao presidente Walter Jorge pelo apoio”. Disse.

A Conselheira Federal Suplente pelo Estado da Paraíba, Patrícia Avelar Navarro também esteve presente para prestigiar a abertura do projeto em nosso Estado.

CAPACITAÇÃO TEÓRICA
As capacitações teóricas são encontros presenciais mensais com a equipe docente, com a finalidade de nivelar o conhecimento quanto aos diferentes serviços clínicos e sua aplicabilidade na realidade da farmácia.

O Curso está dividido em seis módulos: Transtornos Autolimitados, Cuidado Farmacêutico Aplicado a Pacientes com Hipertensão, Cuidado Farmacêutico Aplicado a Pacientes com Diabetes, Cessação Tabágica e Perda de Peso e Gestão da Farmácia.

As aulas de ontem (15) e de hoje (16) têm como tema Introdução à Farmácia Clinica e são ministradas pela farmacêutica Cínthia Caldas Rios Soares, professora no projeto Cuidado Farmacêutico no SUS e Coordenadora da Tutoria no projeto Cuidado Farmacêutico na Farmácia Comunitária, ambos do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Além de aulas teóricas uma vez ao mês, o curso envolve a tutoria após o segundo módulo, preparando os farmacêuticos para a implantação de serviços clínicos. A proposta é que, ao concluir a capacitação, os farmacêuticos estejam com pelo menos um serviço clínico estruturado no estabelecimento onde atua.
Agradecimento – O CRF-PE agradece ao Centro Universitário UniFBV | Wyden, em especial à coordenadora do curso de Farmácia da instituição, Michelle Melgarejo, pela cessão do auditório para a realização do primeiro módulo da capacitação.