Recife, 20 de Abril de 2024

Hermias Veloso homenageado na 9ª conferência estadual de saúde

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  22/05/2019

O farmacêutico Hermias Veloso da Silveira Filho foi um dos homenageados, na noite de ontem, durante a abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Com o tema “Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular”, o encontro reúne usuários do SUS, trabalhadores, gestores e militantes da área da saúde até a próxima sexta-feira (24/05).

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, de secretários municipais de saúde e de representantes dos conselhos Nacional, Estadual e Municipais de saúde e Ministério Público.

Além de Hermias Veloso, também foram homenageados pelo histórico de luta e engajamento em defesa do SUS as militantes Ana Cláudia Callou Matos e Inêz Maria da Silva.

Ao receber a placa de homenagem das mãos da também farmacêutica e conselheira estadual de saúde Veridiana Ribeiro, Hermias Veloso destacou que o Brasil vive um momento difícil, com ataques sem precedentes aos direitos à saúde e conclamou todos os trabalhadores da saúde e se unirem na luta pela garantia do SUS.

Sobre – Hermias Veloso é Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1976). Foi conselheiro estadual de Saúde em vários períodos, representando o Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco. Foi presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco e conselheiro do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, sempre com atuação marcada na defesa da saúde pública e dos trabalhadores.

Hermias Veloso é reconhecido nacionalmente por sua enfática atuação em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao logo de sua trajetória, prestou importantes serviços na área pública, contribuindo para a consolidação do SUS e para a adoção de uma política de medicamentos em Pernambuco e no Brasil.

Entre as atividades que desenvolveu, esteve à frente da Gerência Executiva de Assistência Farmacêutica do Município do Recife por quase 12 anos, deixando como legado a estruturação das CAFs, a formulação e implantação da Farmácia da Família e a atualização da Relação Municipal de Medicamentos. Além disso, coordenou a criação do sistema informatizado que foi adotado pelo Ministério da Saúde (Hórus). Atualmente é assessor da Diretoria do CRF-PE.