Recife, 24 de Setembro de 2021

Destaques

Notícias

 
CRF-PE Recebe selo de adesão ao programa Gestão Transparente

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) participa de forma voluntária do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). Essa conquista tem como propósito manter os princípios da administração pública, sobretudo a transparência total da gestão. Na última quinta-feira (16), o órgão recebeu o selo de participante.O PNPC é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, que conta com a coordenação e com a execução das Redes de Controle nos Estados, além do apoio ao Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo principal do PNPC é reduzir os níveis de fraude e de corrupção nas organizações públicas brasileiras.

Pesquisa

Convidamos todos os farmacêuticos que atuam em farmácias comunitárias a responder o questionário on-line referente ao projeto de pesquisa de doutorado da farmacêutica Dra. Carolyne Chagas, disponível na BIO, QR-Code e no Link a baixo : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeADwd3022UJI5v9ACei1MVtSDEorD5u-LwBkWCd4ucnMM6hQ/viewform?usp=sf_linkO projeto de pesquisa foi aprovado em pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob o número 47749721.7.0000.5208 e visa avaliar a prática baseada em evidências de farmacêuticos comunitários na orientação do uso seguro e racional de Colecalciferol (vitamina D3).Aproveitamos para informar que um livreto, de autoria da pesquisadora, sobre o uso racional da vitamina D3, se encontra gratuitamente disponível a todos os farmacêuticos na sede do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF/PE).

 
CRF-PE promove entrega de carteira profissional no município de Garanhuns

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), representado pelo tesoureiro Dr. Ricardo Eugênio Cabral, promoveu a entrega de carteira profissional, no município de Garanhuns.Durante a solenidade, os profissionais farmacêuticos participaram do juramento e receberam sua Carteira Profissional.

CRF-PE recebe calouros do curso de farmácia da faculdade Pernambucana de saúde (FPS)

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) recebeu hoje (16), em sua sede, estudantes do Primeiro período do curso de farmácia, da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).Em visita, a tutora do curso, Nely Sobreira Barreto, e os seis alunos foram recebidos pelo presidente do conselho, Dr. Aldo Passilongo e pela Coordenadora de Fiscalização Dra. Haydee Menezes.Em sua fala, o presidente explicou sobre a origem da farmácia e a evolução desde os primórdios, mencionou sobre a atuação da categoria farmacêutica e sua importância para a sociedade, além de contar a história do CRF-PE, que completa 60 anos de luta em prol da categoria farmacêutica no estado de Pernambuco.Durante a visita, os alunos puderam conhecer as atividades realizadas no prédio do conselho com a Dra. Haydee, em sua fala, destacou a importância do profissional se manter atualizado a respeito das informações científicas, mostrou as atividades realizadas pela fiscalização e contou sobre experiências importantes vividas em seus anos de atuação.O CRF-PE agradece a visita dos alunos e da tutora do curso de farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde e celebra por mais uma turma de futuros farmacêuticos no estado de Pernambuco.

 
CRF-PE promove Plenária

Na tarde desta sexta-feira, 17 de Setembro, a diretoria e os conselheiros do CRF-PE realizaram a Reunião Plenária na sede do órgão, no Recife.Estiveram presentes a diretoria composta pelo presidente, Dr. Aldo Passilongo, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares, o secretário-geral Dr. Éverton Guedes e o tesoureiro Dr. Ricardo Eugênio, o Conselheiro Federal Dr. Arimatea Filho e os conselheiros regionais, Dra. Risoleta Nogueira, Dra. Veridiana Ribeiro, Dr. Flávio Lago, Dr. Tayronni Castro, Dr. Rodrigo Vasconcelos, Dr. Rafael Guerra, Dra. Giselda Castro e Dr. Rosiel Santos.Durante a reunião, foram escolhidos pelos diretores e conselheiros regionais os homenageados da Comenda de Honra ao Mérito Farmacêutico do Estado de Pernambuco de 2021. A pauta ainda incluiu a apreciação e aprovação das contas do Segundo Trimestre de 2021, aprovação das Atas das Reuniões Plenárias Ordinárias de 11/06/2021 e 18/06/2021, Relatoria, Aprovação dos Processos Administrativos e prolação de informes.

CRF-PE solicita alteração de edital destinado ao provimento de cargos do quadro permanente da Prefeitura de Granito

A diretoria do CRF-PE encaminhou o Ofício para a Secretaria de Saúde do município de Granito elencando equívocos e solicitando a retificação do Edital destinado ao provimento de cargos do quadro permanente de pessoal da Prefeitura.O ofício em questão tem como propósito provocar a municipalidade, a observância e o respeito às atribuições do profissional Farmacêutico, cujo respaldo legal se extrai, mormente, das Leis Federais nº 3.820/60, 5.991/73 e 13.021/14 e dos Decretos nº 85.878/81 e nº 20.377/31.No documento encaminhado à Gestão Municipal de Granito, e exarado o desempenho das funções do profissional farmacêutico, a sua formação de graduação em nível superior e títulos que porventura possa apresentar a banca examinadora deste concurso, o que elevaria ainda mais o seu grau de conhecimento, sendo merecedor de um salário compatível com as diversas atribuições descritas no Edital.Dessa forma, o CRF-PE aleta que o valor do salário ofertado para vaga exclusiva do farmacêutico, e suas responsabilidades e atribuições descritas no anexo II do referido Edital, encontra-se em descompasso com realidade do país e significativamente abaixo da média salarial praticada em todo o Estado de Pernambuco, no que merece ser majorado.Além disso, o referido Edital não contempla a gratificação por Responsabilidade Técnica pela unidade a qual o profissional farmacêutico será incumbido de assumir a coordenação de suas atividades, as quais são privativas e descritas em Leis Federais, Decretos Leis, Leis Estaduais, Resoluções do Conselho Federal de Farmácia e ANVISA.Dessa forma, o Conselho formaliza pedido de retificação do anexo I do edital, majorando o salário do farmacêutico, o qual sugerimos a adoção, como parâmetro, da tabela salarial descrita no Site do SINFARPE, aproximando-se da realidade remuneratória estadual e local, bem como da dignidade e justa remuneração aos serviços especializados.

 
Diretoria do CRF-PE promove entrega de carteira profissional para técnico de laboratório

A diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) promoveu a solenidade de Entrega de carteira profissional e Juramento, na sede do Conselho, no Recife.O evento foi conduzido pelo presidente Dr. Aldo Passilongo e a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares.Após a abertura oficial da solenidade e explanação da diretoria, os técnicos de laboratório vivenciaram todos os ritos oficiais da entrega de Carteira e fizeram o juramento.Para seguir o protocolo do COVID-19, a solenidade foi realizada com distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel, além de ser dividida em duas sessões, no horário de 16h e 17h.📌 Todas as fotos estão disponíveis no Facebook do CRF-PE.

📌 COMUNICADO

No dia 06/09/2021, véspera do feriado de 07 de Setembro será ponto facultativo, A sede e subsedes do CRF-PE estarão fechadas. As atividades serão retomadas normalmente dia 08/09/2021

 
Solenidade em comemoração aos 60 anos do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco

A solenidade em comemoração aos 60 anos do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco foi realizada na última segunda-feira (30), no Recife. Compuseram o palco, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter da Silva, o Conselheiro Federal, Dr. Arimatea Filho, o presidente do CRF-PE, Dr. Aldo Passilongo e o presidente do SINFARPE, Dr. Holdack Velôso.Durante o evento foram realizadas várias homenagens. Entre elas para o farmacêutico Dr. Carlos Pires de Freitas, considerado um dos primeiros profissionais registrados no órgão, com registro de número 25, conforme a carteira profissional; o especialista foi escolhido por todos os anos de contribuição e atuação na área farmacêutica.Assim como o Dr. Carlos, o CRF-PE prestou homenagens ao Dr. Walter da Silva Jorge Joãos, pela a sua atuação à frente do CFF e ações promovidas em prol da classe Farmacêutica; o Dr. Luiz Antônio Siqueira da Silva, pela dedicação durante 40 anos no setor de fiscalização, e o Dr. Rui Gomes do Nascimento, pela atuação na área de TI há 21 anos; Dr. Bergson José Nogueira do Nascimento no setor jurídico e os senhores Acemilson Maciel da Silva e José Natalício da Silva, por toda a dedicação há mais de 20 anos ao CRF-PE e à profissão.

Diretoria do CRF-PE participa de reunião com representantes da Jucepe e inicia tratativas de convênio

Representando a diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), a vice-presidente, Dra. Aexalgina Tavares e o Coordenador Jurídico da Autarquia Federal de fiscalização profissional, Dr. Bergson José Nogueira do Nascimento participaram de reunião com Taciana Coutinho Bravo, Diretora Presidente da Junta Comercial do Estado Pernambuco; o Diretor Vice-presidente, Erivaldo José Coutinho dos Santos e o Diretor Jurídico da JUCEPE, Dr. Rodrigo Ferraz de Carvalho.O encontro em questão faz parte do processo de reestruturação e modernização do CRF/PE, em prol dos serviços e fortalecimento da profissão Farmacêutica em nosso Estado. A reunião abordou aspectos relativos a disponibilização, por parte da JUCEPE, por meio de convênio, de informações atualizadas das empresas e estabelecimentos que exploram serviços para os quais são necessárias atividades de profissionais farmacêuticos.Neste sentido, as informações relativas aos contratos sociais e alterações atualizadas das empresas, em especial; farmácias comunitárias, farmácias com manipulação, laboratórios de análises clinicas, distribuidoras de medicamentos, importadoras/exportadora/armazenadora de medicamentos, indústrias, entre outros estabelecimentos, serão utilizadas para atualização de cadastro no CRF-PE, assim como para subsidiar o Departamento Jurídico do CRF/PE nas ações de execução fiscal contra os verdadeiros responsáveis pelo descumprimento das Leis Federais que determinam, entre outras exigências, a presença do farmacêutico nos horário de funcionamento das referidas empresas.É importante salientar que convênios desta natureza, são acordos firmados entre órgão públicos que buscam a realização de um objetivo comum, qual seja, a proteção da sociedade no cumprimento de Leis Federais que regulam a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias e determinam que somente o profissional que possui conhecimento técnico cientifico adquirido em nível de graduação, pós-graduação ou especialização podem exercer atividades ligadas a profissão farmacêutica.

 
O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco participou da 508ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco participou ontem e hoje, nesta segunda (30) e terça-feira (31), no Recife, da 508ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal de Farmácia (CFF).Inicialmente, a mesa da diretoria do CFF foi composta pelo presidente e vice-presidente do CRF-PE, Dr. Aldo Passilongo e Dra. Aexalgina Rocha, e o conselheiro federal de Farmácia pelo estado, José de Arimatea Rocha Filho.Os ritos de iniciais foram feitos com música nordestina, cantada pelos farmacêuticos Pita Cavalcante e Vanessa Vasconcelos.Durante a abertura, o conselheiro regional de farmácia, Dr. Flávio Lago, lançou seu segundo livro "Cordel do Medicamento Encantado" com a ilustradora Julianna Rodrigues. A obra traz de forma lúdica informações importantes a respeito do uso consciente de medicamentos, em forma de ilustrações e rimas do tradicional Cordel.A pauta foi composta pela Campanha do Dia Internacional do Farmacêutico, a implantação do Cadastro Nacional de Farmacêuticos, a ampliação da atuação do farmacêutico nas práticas Integrativas, a revisão da proposta de resolução que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde e a implementação do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito dos conselhos.

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) promoveu Plenária no município de Garanhuns

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) promoveu na última sexta-feira (20) a Plenária no município de Garanhuns - Agreste do Estado, a primeira no interior do Estado em comemoração aos 60 anos do órgão.Na ocasião, conduziram a reunião a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares, o secretário-geral Dr. Éverton Guedes e o tesoureiro Dr. Ricardo Eugênio. Após a Plenária, foi realizada a palestra com o Dr. Flávio Lago, que abordou a temática "Do acesso ao descarte: os desafios da logística reversa de medicamentos em Pernambuco" e divulgou o seu livro "Cordel do Medicamento Encantado".Após a apresentação, foi realizada a entrega das Carteiras profissionais e a solenidade de homenagens aos profissionais farmacêuticos da região; Dr. Ivaldo de Oliveira, Dra. Maria de Fátima Andrade, Dra. Adeilda Patriota, Dr. Genilson Bezerra, Dr. Milson Mauricio, Dr. Maurício Acioly, Dr. Aroldo Nascimento, além da Secretária de Saúde do município Dra. Catarina Fábia e o prefeito Dr. Sivaldo Rodrigues.Estiveram presentes os conselheiros regionais, Dr. Rafael Guerra, Dra. Risoleta Nogueira, Dra. Veridiana Ribeiro, Dr. Clayton de Azevedo, Dr. Tayronni Menezes, além do conselheiro federal Dr. José de Arimatea Rocha, o suplente Dr. Olavo Barbosa Bandeira e o presidente do SINFARPE Dr. Holdack Velôso.

 
CRF-PE promove plenária para com relatoria de processos informes e lançamento do livro "cordel do medicamentos encatado"

No último dia 13 de Agosto, os Conselheiros Regionais se reuniram na sede do CRF-PE para relatar processos, proferir informes e houve a divulgação do livro "Cordel do Medicamento Encantado" escrito pelo conselheiro Dr. Flávio Lago e pela ilustradora Julianna Rodrigues.Estiveram presentes o presidente Dr. Aldo Passilongo, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares, o secretário-geral Dr. Éverton Guedes e o tesoureiro Dr. Ricardo. Também participaram os conselheiros regionais, Dr. Flávio Lago, Dra. Flávia Sales, Dra. Veridiana Ribeiro, Dr. Tayronni Menezes, Dra. Risoleta Nogueira, Dr. Cleyton Azevedo e Dr. Rodrigo Sales.Na reunião, relatou-se a importância dos conteúdos proferidos na programação do Evento Online, para a comunidade farmacêutica, realizados semanalmente na terça-feira em comemoração aos 60 anos do CRF-PE. Além disso, também foi anunciada a nova resolução, Nº 711 do código de Ética farmacêutica, aprovado pelo Conselho Federal de Farmácia durante a Plenária em Minas Gerais, realizada durante o período de 28 a 30 de Julho. O Diário Oficial da União publicou na última quarta-feira 11/08 a nova resolução que se Dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.O presidente Dr. Aldo Passilongo divulgou a data para realização da próxima plenária, no dia 20 de agosto, às 15hs na Câmara Municipal em Garanhuns, na qual contará com a presença dos diretores e conselheiros regionais.Todos os eventos online estão disponíveis no canal oficial do CRF-PE no YouTube (Link na descrição da BIO).

CRF-PE promove a quinta live da programação em comemoração aos 60 anos do órgão

Na próxima terça-feira (17), o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) promove a quinta live da programação ,em comemoração aos 60 anos do órgão.O presidente Dr. Aldo Passilongo e a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares vão participar da abertura do evento e trazem o seguinte tema para o debate: "Formular a Assistência Farmacêutica para integrar e fortalecer a gestão do SUS."Na ocasião, o CRF-PE recebe os farmacêuticos Dr. Jean Batista, Dr. Elton Chaves e Dra. Sheila Arruda, como mediadora.Para participar e receber a certificação, o estudante ou profissional farmacêutico deve realizar a inscrição através do link a seguir:https://docs.google.com/forms/d/1Cc29giVgYL6POl8RuBxT0Dg94N7fho0H_htjbM-3EJM/edit