Recife, 26 de Abril de 2024

Plenário do CRF-PE repudia novo modelo de financiamento da atenção primária à saúde

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  03/12/2019

Reunido da tarde da sexta-feira (29/11/2019), o Plenário do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco aprovou, por unanimidade, a subscrição do órgão à Carta dos Trabalhadores de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O documento, que já conta com cerca de 100 assinantes (entre Associações, sindicatos, federações, conselhos profissionais, sociedades cientificas e instituições universitárias), alerta para as conseqüências da Portaria nº 2.979, do Ministério da Saúde, publicada no dia 12 de novembro, que altera o financiamento do programa de atenção primária à saúde.

A discussão sobre a Portaria nº 2.979, do Ministério da Saúde, foi proposta pelo Conselheiro Flávio Lago Guimarães. O tema foi apresentado pelas farmacêuticas Alice de Souza Rêgo, Catarina de Melo Barros, Josemilda e Cavalcanti e Leysa Ylce Carvalho Santos, que integram a equipe do NASF do município do Recife.
Na Carta subscrita pelo CRF-PE, os profissionais de saúde denunciam que os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) estão em risco com a proposta anunciada pelo Governo Federal e que entrará em vigor no começo de 2020.

De acordo com a nota, no novo modelo de financiamento da atenção básica não está previsto o financiamento do NASF, o que leva a crer que haverá a demissão em massa dos profissionais que atuam no serviço. “Repudiamos a portaria 2.979 e exigimos a manutenção do financiamento enquanto programa estratégico para a Atenção Básica, aumentando o escopo e a resolutividade das equipes de Saúde da Família, diz um trecho do documento”.

Leia AQUI a íntegra da Carta dos Trabalhadores de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)