Recife, 29 de Abril de 2024

LIVRO DIGITAL

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  28/06/2023

O Plenário do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco tem sido espaço de debates de interesse da categoria farmacêutica. Na reunião realizada na segunda-feira-passada (19/06), por exemplo, a pauta do encontro teve como principal item o lançamento e apresentação do e-book "Análise crítica-reflexiva da Assistência Farmacêutica nos Modelos Administrativos de gestão do Estado de Pernambuco", disponível na Amazon. https://amzn.to/42MaVld

De autoria do farmacêutico Hermias Veloso da Silveira Filho, a publicação traz um diagnóstico sobre a Assistência Farmacêutica nas unidades de saúde da rede estadual, tanto as administradas pela Secretaria de Saúde quanto aquelas cuja gestão foi delegada às Organizações Sociais (OSs).

Ao apresentar o trabalho, Hermias Veloso disse tratar-se de um estudo que procura demonstrar o processo de desestruturação da Assistência Farmacêutica no Estado, que vai da insuficiência de profissionais da área, à estrutura física inadequada, ao desabastecimento e à falta de integração de sistemas de informação.

Sobre o autor - Reconhecido nacionalmente por sua enfática atuação em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), Hermias Veloso foi conselheiro estadual de Saúde; foi presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco e conselheiro do CTF-PE, sempre com atuação marcada na defesa da saúde pública e dos trabalhadores.

Essa importante contribuição de Hermias Veloso para a consolidação do SUS e para a adoção de uma política de medicamentos em Pernambuco e no Brasil foi enaltecida pelos conselheiros e farmacêuticos presentes na reunião plenária.

Presenças: Participaram da reunião os conselheiros diretores: Aldo César Passilongo (Presidente), Aexalgina Tavares (Vice-Presidente), Éverton Guedes (Secretário Geral) e Ricardo Eugênio de Oliviera (Tesoureiro), os conselheiros regionais: Amanda Figueiredo, Brigyda Soares, Clayton Azevêdo, Flávia Sales, Flávio Lago, Rafael Guerra, Risoleta Nogueira, Rodrigo Sales, Rosiel Santos, Tayronni Castro e Veridiana Ribeiro e o Conselheiro Federal Arimatéa Filho, do CFF. Também estiveram presentes os farmacêuticos Elias Salomão, Meire Coutinho e Mônica Rocha Carvalho.

#crfpe
#crfpepresente