Recife, 29 de Abril de 2024

Acesso aos Medicamentos: em Defesa da Vida

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  28/06/2023

A Vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), Aexalgina de Aguiar Tavares Rocha participou, na tarde desta segunda-feira (26/06) da audiência pública "Acesso aos Medicamentos: em Defesa da Vida", realizada pela Câmara Municipal do Recife.

O debate foi proposto pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), atendendo ao pleito do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco (Sinfarpe), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar).

Em sua fala, Aexalgina Tavares destacou a necessidade da presença do farmacêutico em todos os estabelecimentos onde haja dispensação de medicamentos, sejam eles públicos ou privados. "A simples existência da farmácia em uma unidade pública não garante a assistência farmacêutica. Esta somente se concretiza com a presença do profissional qualificado, que é o farmacêutico", disse.

A vice-presidente do CRF-PE ressaltou, ainda, que o CRF-PE vem realizando a fiscalização das farmácias hospitalares públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife. Um diagnóstico desse levantamento foi produzido e enviado aos gestores, com as recomendações a serem adotadas para a garantia da assistência farmacêutica plena prevista na legislação.

Participaram também da audiência pública Câmara Municipal do Recife: Holdack Velôso (Sinfarpe), Sueli Moreira (Escola Nacional dos Farmacêuticos-Enfar), Fábio Basílio (Federação Nacional dos Farmacêuticos-Fenafar), Jean Batista de Sá, diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde, Carolina Romeira (Coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Recife), Alisson Oliveira (Conselho Municipal de Saúde do Recife) e Eduardo Quintas (Conselho Estadual de Saúde).

#crfpe
#crfpepresente