Recife, 26 de Abril de 2024

Quarta edição do Seminário Norte/Nordeste de Farmácia Hospitalar tem recorde de público

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  21/08/2017

Cerca de 300 farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia participaram do IV Seminário Norte/Nordeste de Farmácia Hospitala, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco nos dias 17 e 18 passados.

O evento foi mais uma promoção do Programa de Capacitação do CRF-PE, através de suas comissões assessoras de Farmácia Hospitalar, Oncologia e Farmácia Clínica. O IV Seminário de FH integrou a programação paralela da Feira de Produtos e Serviços Hospitalares - Hospitalmed.

“A cada ano nosso evento ganha mais destaque. Aqui, já tivemos momentos marcantes, como a criação da Regional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Ficamos bastante satisfeitos, não somente pela quantidade de participantes, mas com a qualidade dos conteúdos apresentados pelos nossos palestrantes nos dois dias do evento”. Disse Gisêlda Lemos, presidente do CRF-PE.

A dirigente agradeceu aos farmacêuticos das comissões assessoras, “que têm desempenhado papel importante e contribuído para o êxito do Programa de Capacitação do CRF-PE”.

Para Joyce Nunes, vice-presidente do CRF-PE, o investimento que o órgão vem fazendo em capacitação nos últimos anos já traz resultados importantes para a profissão em nosso estado.

PROGRAMAÇÃO
Duas conferências marcaram primeiro dia (17/08) da programação do IV Seminário Norte Nordeste de Farmácia Hospitalar. O primeiro tema tratou da participação do farmacêutico na comissão de controle de infecção hospitalar. A ministrante foi a farmacêutica Raquel Queiroz de Araújo, mestre em Farmacologia e Farmacêutica do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

A palestra “Filosofia da Farmácia Hospitalar e Clínica” encerrou a programação do dia e teve como ministrante a farmacêutica Ivonete Batista de Araujo, doutora em Ciências da Saúde e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na sexta, dia 17/08, a programação do seminário teve início com a conferência “Segurança do Paciente Oncológico”, proferida pela farmacêutica Tábata Lopes, professora de pós-graduação e integrante da Comissão de Oncologia do CRF-PE.

Em seguida o farmacêutico oncologista Paulo Henrique Modesto apresentou o tema “Atenção Farmacêutica ao Paciente Oncológico em Uso de Antineoplásicos Orais”. O ministrante é docente em Atenção Farmacêutica em Oncologia do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade – ICTQ, membro da Comissão de Ética do CRF/PE e pesquisador e colaborador do grupo Prospecção Molecular e Bioinformática (ProspecMol) do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami - LIKA-UFPE.

A farmacêutica Acsa Lima Marinho Fonseca de Mello foi a terceira palestrante do dia, abordando o tema “Cuidados Farmacêuticos em Pacientes Renais”. Acsa integra a residência multiprofissional do Integrada em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE.

A programação do IV Seminário de Farmácia Hospitalar foi concluída com a conferência “Avaliação Clínica de Pacientes em Cuidados Paliativos”, proferida por Alélia Morais da Rosa, farmacêutica da Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.

Veja em nossa página no Facebook as imagens do evento

Stand do CRF-PE foi um dos mais visitados
Mais uma vez o stand do CRF-PE na Hospitalmed, que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco entre os dias 16 e 18 de agosto foi um dos mais visitados. Nos intervalos da programação do Seminário de Farmácia Hospitalar, farmacêuticos e estudantes marcaram presença no local. Veja em nossa página no facebook alguns registros.