Recife, 26 de Abril de 2024

Personalidades de destaque na profissão farmacêutica recebem homenagem

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  25/09/2018

Sete farmacêuticos e um médico foram condecorados, na noite da sexta-feira passada (21/09/2018), com a Comenda do Mérito Farmacêutico de Pernambuco. O título é entregue anualmente pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco a profissionais que se destacaram pelos serviços prestados à profissão e marca o Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro.

A solenidade de condecoração foi realizada na Arcádia Paço Alfândega, no bairro do Recife Antigo, com presença de farmacêuticos e familiares. A mesa de honra foi composta pelas diretoras do CRF-PE Gisêlda Castro Lemos de Freitas (Presidente) e Sarah Christine Cavalcanti Ximenes (Vice-Presidente) e pelos representantes de Pernambuco no Conselho Federal de Farmácia, Bráulio César de Sousa (Conselheiro Titular) e Carlos Eugênio Muniz de Holanda Cavalcante (suplente).

Na ocasião, houve também o lançamento da segunda edição da revista Farmanews-PE, editada pelo CRF-PE.

A presidente do CRF-PE, Gisêlda Castro Lemos de Freitas abriu a solenidade destacando que a Comenda do Mérito Farmacêutico é imbuída de grande significado, pois visa resgatar e reconhecer o trabalho e a dedicação daqueles que conduzem sua trajetória profissional de forma a engrandecer a profissão e em benefício da saúde pública. “São exemplos dignos para os profissionais que iniciam sua carreira como farmacêutico”.

Em seu discurso, Gisêlda Lemos ressaltou a satisfação da atual gestão do CRF-PE por proporcionar avanços para a classe farmacêutica pernambucana, como a reforma e ampliação da sede do Conselho e realização de concurso público visando à ampliação do quadro de funcionários do órgão. “Tudo isso somente foi possível porque é resultado de um trabalho conjunto, com participação ativa dos meus colegas de diretoria, Sarah Ximenes, Joyce Nunes e Leandro Medeiros, dos conselheiros e dos funcionários.

Dirigindo-se aos homenageados, a presidente afirmou que todos são merecedores da Comenda do Mérito pela contribuição que deram e dão à profissão. “Vocês têm um legado profissional que servirá de exemplo para as futuras gerações de farmacêuticos”. Disse.

Por decisão do Plenário do CRF-PE, foram homenageados os seguintes profissionais:
• AEXALGINA DE AGUIAR TAVARES
• ANA CLÁUDIA FLORÊNCIO NEVES
• ANDRE SANTOS DA SILVA
• BEATRIZ HELENA FERREIRA SITONIO
• BRAULIO CESAR DE SOUSA
• DAGOBERTO FERREIRA DE CARVALHO JÚNIOR
• FLÁVIA PATRÍCIA MORAIS DE MEDEIROS
• MANOEL LÁZARO SAMPAIO

Como ocorre todo ano, além de serem escolhidos oito profissionais como merecedores da Comenda do Mérito Farmacêutico, o Plenário do CRF-PE escolhe outra figura de destaque para receber a homenagem especial. Na edição deste ano, o escolhido foi o deputado farmacêutico Augusto César de Carvalho, em reconhecimento à sua atuação na defesa da saúde pública, sendo inclusive, autor da lei nº 16.317/2018, que regulamenta a prestação de serviços farmacêuticos nas farmácias instaladas em Pernambuco.

O Conselheiro Federal Bráulio César de Sousa discursou em nome de todos os homenageados, enfatizando o orgulho dos mesmos pela honraria recebida.

O orador ressaltou em sua fala o trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho Federal de Farmácia, sob a liderança do presidente Walter Jorge João, que tem transformado a realidade da profissão em nosso país. “Desde a edição da lei 13.021/2014 a profissão vem avançando muito e ganhando cada vez mais o reconhecimento da população”. Disse.

Em seguida, cada homenageado recebeu a medalha e o diploma das mãos do conselheiro regional responsável por sua indicação e de um representante do CRF-PE.

SOBRE A COMENDA - A Comenda do Mérito Farmacêutico foi instituída pela Deliberação 017/2008, do CRF-PE e tem como objetivo homenagear os profissionais farmacêuticos, cidadãos e autoridades que prestem relevantes serviços à profissão farmacêutica.

AGRADECIMENTOS – Nossos agradecimentos às seguintes empresas, cujo apoio permitiu a realização do evento: Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade – ICTQ; Unimed Recife; Diagmax Medicina Diagnóstica; Biotecno Refrigeração Médica; Allcare Benefícios e Mutiaplic – Serviços de Vacinação.

Veja no site do CRF-PE (www.crfpe.org.br) a trajetória profissional dos homenageados